28/02/12

Semana da leitura - 6.ª edição



Com a aproximação da Semana da leitura a requisição de livros para a sala de aula aumentou. Nas bibliotecas e nas salas preparam-se materiais e atividades para receber escritores, família, decorrem os ensaios da turma CEF Informática para o encontro concelhio, as poesias para distribuir em estabelecimentos comerciais à volta das escolas...

27/02/12

Clube europeu


Já visitaste o placard do Clube europeu?
Esta semana há informação sobre a Irlanda e a Finlândia.

25/02/12

A minha escola adota um museu...


Está aberto o concurso “A minha escola adopta um museu, um palácio, um monumento...”; uma iniciativa promovida conjuntamente pela Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC), no âmbito do Programa de Educação Estética e Artística, pelo Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) IP e pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, IP (IGESPAR).

A inscrição e o regulamento estão disponíveis aqui.

24/02/12

Luis Sepúlveda no Porto de Encontro

No próximo domingo, 26 de fevereiro, pelas 17:00, o auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, será pequeno para acolher os leitores que vão querer ouvir e conversar com Luis Sepúlveda.

É a quarta edição do “Porto de Encontro”, um ciclo de conversas da responsabilidade de Sérgio Almeida promovido pela Porto Editora.

A entrada é livre. Não deixe de marcar presença!

Visita à biblioteca



 O guião Visita à biblioteca disponibilizado pela Rede de Bibliotecas Escolares pode ser consultado aqui >>

22/02/12

Passatempo: Caça-Provérbios 1

O "Caça-Provérbios" é um passatempo/concurso que tem acompanhado os utilizadores da BE da EB de Leça da Palmeira, nos últimos anos. Com uma periodicidade mensal tem sido muito bem acolhido por muitos dos frequentadores , que participam com grande entusiasmo, procurando vir a ser um dos vencedores, no final de cada período.

Aceitamos o convite que a equipa da Biblioteca, nesta época carnavalesca,  (Carnaval/Entrudo) fez a todos os seguidores do blogue.
Para acederes à edição especial deste passatempo clica aqui

21/02/12

Novidades

A "Árvore Generosa" é o título mais conhecido de Shel Silverstein. Um clássico de 1964 que comoveu gerações com a história do amor entre uma árvore e um menino.

18/02/12

Europeana vai disponibilizar online 10 milhões de páginas de jornais

 

O projeto European Newspapers ambiciona, nos próximos três anos, disponibilizar gratuitamente online, na biblioteca digital europeia Europeana, uma vasta coleção de jornais que totalizará mais de 10 milhões de páginas.

[via Ler ebooks]

 

 

16/02/12

Concurso nacional de leitura


Concretizada a 1.ª fase do CNL, aguardamos informação sobre as obras que as nossas três alunas selecionadas deverão ler, antes de se apresentarem à fase distrital. Já se sabe que as provas decorrerão em data a anunciar pela Biblioteca municipal Almeida Garrett, no Porto, no entanto a data ainda não é conhecida.

Semana da leitura - Maratona da leitura, 5.ª edição

A preparação para a Semana da leitura há já algum tempo que teve início, mas agora que a data se aproxima a azáfama é maior.
Informamos que hoje já foi divulgado o cronograma da 5.ª edição da Maratona da leitura para os 2.º e 3.º CEB:




Oportunamente, daremos notícias das atividades a levar a cabo durante toda a semana!

13/02/12

Vamos dar voz ao amor


Verifica se tens correio.

Se o teu nome constar da lista, dirige-te à Biblioteca Escolar onde poderás levantar a tua correspondência.




O Museu Nacional da Imprensa está a promover a décima segunda edição do Concurso Nacional de Textos de Amor. Trata-se de uma iniciativa especial para o Dia dos Namorados que se prolonga por uma semana, de 14 a 21 de Fevereiro. Durante a “semana dos namorados” o museu está aberto à receção de textos originais alusivos ao amor. Dirigido aos apaixonados de todas as idades e residentes em qualquer parte do país, o concurso vai premiar o melhor texto concorrente, em poesia ou prosa, com uma viagem para duas pessoas, livros e cd-roms.
Toda a info aqui

11/02/12

Second hand book fair




É já a partir de segunda feira, na biblioteca, que alguns alunos do Projeto Comenius vão estar a vender livros usados a preços fantásticos!

05/02/12

Logótipo das Bibliotecas Escolares

Já podemos dar a  conhecer os elementos que integram o  júri para apreciar os trabalhos apresentados a concurso:

Isabel Sá Pereira - direção
Júlia Martins - professora bibliotecária
Mariana Lourenço - departamento das expressões
Fernanda  Silva - assistente operacional
Ana Maria Tavares – aluna

De todos os concorrentes de 9.º ano que se apresentaram a concurso foi selecionado o trabalho que se enquadrava melhor nos critérios previstos no regulamento .

Na Semana da leitura( 5 a 9 de março) serão expostos os trabalhos. Até lá tornaremos público o nome do vencedor.
Fica atento!

Postal musical - Música de colo


03/02/12

Concurso

[via Bibliotecar]




O IAC-CEDI, Centro de Estudos, Documentação e Informação sobre a Criança do Instituto de Apoio à Criança é a entidade promotora e organizadora do concurso escolar SE O MEU TELEMÓVEL VOASSE (ideia original do escritor José Fanha)  que decorre a nível nacional entre 1 de fevereiro e 31 de maio de 2012.
Este concurso visa premiar os melhores projetos desenvolvidos no âmbito da temática DIREITO À DIFERENÇA – EU MAIS TU.
Apelando à criatividade das crianças e dos jovens, o projeto pretende contribuir para a defesa da não discriminação consignada no artigo 2º da Convenção Sobre os Direitos da Criança.
O concurso destina-se aos alunos dos estabelecimentos de ensino público e privado que frequentem o ensino básico, secundário e profissional, no ano letivo de 2011-2012. 
Ler + aqui

01/02/12

Troca de livros




A troca de livros usados mobilizou meia centena de utilizadores da BE, despertou a curiosidade naqueles que não participaram e revelou-se uma atividade criativa, enquanto forma de fazer face à crise que afeta  todos. Por todas estas razões, iremos repetir esta atividade realizada em parceria com o projeto Comenius!




Fevereiro - février - february - februar

[via Pinzelades al món]