15/01/13

Apanhados a ler - Mariana Fonseca, 9.º C






O livro que escolhi foi  “Cartas da Beatriz”, escrito por Maria Teresa Maia Gonzalez. Esta escolha foi feita no âmbito do projeto de Língua Portuguesa que, neste momento, “está nas mãos” de todas as turmas do 2º e 3º ciclos, a atividade denomina-se “Li, gostei e recomendo”.

No meu entender, devo dizer que a obra é bastante intensa, conseguiu transmitir-me todas as emoções da história e serve de lição para qualquer um de nós. A sua leitura fez-me soltar risos, mas também me deu vontade de soltar lágrimas, pois houve partes da narrativa que me emocionaram profundamente.
       Assim, sinto que acertei na opção que fiz, visto que, ao lê-lo, senti o verdadeiro prazer da leitura, despertou-me a curiosidade de saber o que estaria para acontecer e também, porque me “tocou” imenso, como já referi anteriormente.
        Recomendaria este livro a qualquer pessoa, mas principalmente àquelas que já foram vítimas de bullying (tal como a personagem da história), uma vez que “Cartas da Beatriz” nos faz visualizar bem o mundo em que ela se encontra… um mundo de medo, de terror e de viver em função dos outros por várias situações que se vão desenrolando à medida que a narração se desenvolve.
            Em suma, concluo que a autora realizou um excelente trabalho e impressionou-me com o facto de ela conseguir encarnar uma adolescente de 14 anos e usar a sua linguagem sem dar um único erro, e ainda a maneira emocionante de conseguir relatar toda a história “falando” apenas “com o pai.
           Simplesmente, adorei!



Mariana Fonseca, 11, 9.º C


Sem comentários:

Enviar um comentário