31/05/13

Conversas com escritores... Mafalda Moutinho


Foi num ambiente calmo e recheado de aprendizagens que os alunos do 6.º A, acompanhados pela professora de português, Lucília Mota, receberam a escritora Mafalda Moutinho.
Com o apoio do sítio web Os primos, esta jovem desvendou alguns pormenores relacionados com a escrita dos seus livros.

Mais fotografias podem ser vistas aqui.

29/05/13

Mia Couto vence Prémio Camões



Mia Couto, autor de "Jesusalém" e de "O Último Voo do Flamingo" e que venceuesta segunda-feira a 25.ª edição do Prémio Camões, estreou-se com um livro de poesia, publicado há exatamente 30 anos.
"Raiz de Orvalho", a obra, surgia então contra a corrente da poesia militante e panfletária, que marcava a época, depois de os primeiros textos do escritor terem já aparecido em duas antologias de autores moçambicanos, marcados pela tradição e a memória cultural do continente, e pelo "falinventar" português, de que o escritor fez a sua assinatura.
Mia Couto "é um elo vivo de toda a tradição portuguesa e de todo o espaço da língua portuguesa", disse o pensador Eduardo Lourenço no final de 2011, quando o autor de "Cronicando" foi distinguido com o Prémio que leva o seu nome. "Merece qualquer espécie de prémio", disse então Eduardo Lourenço.


27/05/13

Conversas com escritores... Mafalda Moutinho



Está a aproximar-se a data da visita da escritora à biblioteca da escola básica de Custoias. Estão todos convidados a visitar-nos a partir das 10h15, do dia 30, quinta feira!

Os livros desta jovem escritora já estão disponíveis para consulta e venda.




Apanhados a ler- Mariana Soares, 9.º C


Parabéns, Rita!

       Do meu ponto de vista, "Parabéns, Rita!" de Maria Teresa Maia Gonzalez, é uma obra fascinante onde a autora relata os problemas e interrogações da juventude atual.
         Esta história fala-nos de uma jovem, Rita, que vive com os seus pais, Irene e Henrique, e está prestes a fazer quinze anos. No dia do seu aniversário, Rita recebe, das mãos de um homem estranho, uma prenda inquietante. Dentro do embrulho havia uma moldura com uma fotografia, onde estava o homem misterioso com um bebé ao colo.
         A partir desse dia tudo mudou e, tal como diz a autora: "Os seus quinze anos dividiram-se entre a verdade e a mentira, entre o sonho e a realidade, entre si e os outros".
         Por fim, concluo salientando, novamente, que este livro é fenomenal e, por isso, recomendo a sua leitura a todos aqueles que apreciam narrativas inquietantes e misteriosas.

24/05/13

Apanhados a ler- João Miguel, 7.º A






Instrumentalina

     A “Instrumentalina”, de Lídia Jorge, é um dos livros que me fascinou mais. A maneira como está escrita é uma maravilha.
   Uma paixão de inocência e ternura que nunca esquecerei. Esta narrativa é muito comovedora, como praticamente a infância da fantástica autora que a escreveu,
     A frase ”Um conto breve faz um sonho longo” é de tudo o resumo desta fantástica obra, pois, apresenta uma grande emoção em cada parágrafo.
     Li, gostei e recomendo, porque adorei como a criatividade reina neste livro, fez-me sonhar e imaginar com os pensamentos da autora.

19/05/13

A minha escola adota um museu, um palácio, um monumento...


Este ano, inspirados na vasta coleção de maletas da biblioteca, cinco alunos do nono ano apresentaram a concurso "A maleta de Abel Salazar, o humanista".
Informações sobre o concurso podem ser consultadas aqui.

17/05/13

Novidades


Baseado num episódio da vida de um dos filhos de Luis Sepúlveda, a História de um gato e de um rato que se tornaram amigos oferece-nos uma vez mais uma fábula singela e divertida sobre o verdadeiro valor da amizade.
Já está disponível na tua biblioteca!




15/05/13

Tema do mês- premiados de abril



A lista dos participantes pode ser consultada aqui.

Sarau - convite



Os interessados em assistir ao sarau de poesia subordinado ao tema "Uma mão cheia de palavras", que vai decorrer no teatro municipal Constantino Nery, podem obter mais informações aqui

13/05/13

Obras de Mafalda Moutinho


Na biblioteca existem obras desta escritora, que nos visitará no dia 30 de maio. Podes consultar a lista clicando aqui.

12/05/13

BIBLIOTECAS DE TODOS OS FEITIOS E PARA TODOS OS LUGARES DA CASA



Degraus literários


Os degraus literários são reproduções de lombadas de títulos de obras ligadas ao mar. Estes trabalhos,  que podemos ver  nas escadas de acesso à biblioteca, foram realizados pelo 5.º D, sob orientação da professora  Raquel Quelhas, numa parceria com a biblioteca escolar.


09/05/13

Conversas com...escritores - Mafalda Moutinho




Queres conhecer a autora da coleção de aventuras Os Primos?

Informa-te na tua biblioteca!


08/05/13

07/05/13

Oficina de vitral - maio



Desta vez vais aplicar os teus conhecimentos da técnica  de vitral a frio num marcador de livros. Ah, e não te esqueças que a leitura de um texto vai ser o pontapé de saída!


01/05/13

Visão júnior - maio

Já chegou a revista mais esperada do mês e cheia de artigos giros. Começa logo pela capa com a imagem dos One Directon, que esgotam concertos por onde quer que passem. Depois todas as últimas novidades: Luís  de Matos e a sua magia; animais os amigos especiais; experiências com plantas; quais são as regras dos exames; as dez profissões mais estranhas...... e muitos outros assuntos interessantes. Procura na tua biblioteca.