30/11/13

Feira do livro e animação da leitura - Conversas... com escritores










O auditório da escola Irmãos Passos teve lotação esgotada para receber Mário João Alves. O cantor lírico e escritor teve na plateia os alunos dos 6ºA, 8ºA  9ºA, do ensino articulado com a escola de Música Óscar da Silva,  e ainda os discentes do 8ºC.
Os alunos Raúl Ferreira e Alexandre Loureiro brindaram o autor com uma música de Natal tocada com clarinete. Depois de uma conversa bem animada sobre uma das últimas obras do autor, "José, Será Mago?", foi a vez de o tenor nos presentear, a pedido,  com uma   ária: "La Donna è Mobile".

26/11/13

25/11/13

Feira do livro e animação da leitura

Imagens dos momentos musicais que a turma do 6.º C nos proporcionou do dia da abertura da Feira do livro em Custoias, sob a direção da professora Márcia Moura.



23/11/13

Feira do livro e animação da leitura - Conversas... com escritores

Aqui ficam algumas fotos do encontro das crianças de Sendim e da Lomba com a escritora Luísa Azevedo. Foi um dia divertido que contou com a participaçãop animada de todos!












Feira do livro e animação da leitura - Exposição de fotografia


Gosta do Porto? Está convidado a visitar uma destas bibliotecas e usufruir de fantásticas fotografias sobre a segunda maior cidade portuguesa!



19/11/13

Concurso nacional de leitura - 8.ª edição

À semelhança dos anos anteriores, as bibliotecas do Agrupamento convidam os seus alunos a participar no Concurso nacional de leitura. Se frequentas o terceiro ciclo, inscreve-te!







O Regulamento pode ser consultado aqui.



Esperamos por ti!

18/11/13

Homenagem a Manuel António Pina



«Ler um livro não é mais importante que ver, por exemplo, um filme, é apenas diferente.  Só que é nessa “diferença” que está tudo, ou quase tudo.
Não só a liberdade de leres o livro como quiseres, de trás para diante ou de diante para trás, de voltares ao princípio ou de o fechares e recomeçares a lê-lo no dia seguinte, mas também a liberdade de te leres a ti mesmo nele, de imaginares tu (por mais pormenorizadamente que o autor os descreva) cada personagem, cada lugar, cada acontecimento. E de, nele, viajares, na companhia das palavras do escritor, por mundos reais e imaginários, dentro e fora de ti, que só a ti pertencem, indo e vindo como e quando quiseres entre esses mundos e o teu mundo de todos os dias.
Porque, num livro, só aparentemente é o escritor quem conduz a história, na realidade tu é que vais ao volante, a história ou poema que lês é mais teu e dos teus sentimentos e tuas emoções que dos do escritor. De tal modo que, se voltares a ler o mesmo livro passado muito tempo, o livro já se transformou, já é outro, só porque tu também já te transformaste e já és também outro.
É por isso que se diz que todos os livros são sempre muitos diferentes livros, tantos quantos as pessoas que os lerem ou tantos quantas as vezes que uma mesma pessoa os ler. E isso é uma coisa maravilhosa, descobrir que nós, com a nossa imaginação e o nosso coração, é que estamos a escrever os livros que lemos.»

Feira do livro e animação da leitura - Oficina de origami






No âmbito das atividades que decorrerão durante a Feira do livro, irá ter lugar uma oficina de origami dinamizada pela vietnamita Thuy Tien e pela professora Maria José

Calendário:
26 de novembro 2013- biblioteca/CRE de Custoias

HORÁRIO
TURMAS
PROFESSORES DA TURMA
PROFESSORES ACOMPANHANTES


10h35 – 12h25
(11h)


     5ºB

Alcina Almeida


Ana Florentino
Mariana Lourenço
Otília Cancela
Recursos humanos biblioteca


10h35 – 12h25
(11h)
     
     5ºC

Olga Cardoso
Serafim Silva


Mariana Lourenço
Otília Cancela
Recursos humanos biblioteca


3 de dezembro 2013- biblioteca/CRE de Irmãos Passos



HORÁRIO
TURMAS
PROFESSORES DA TURMA
PROFESSORES ACOMPANHANTES


10h35 – 12h25
(11h)


     5ºD

Manuela Costa
Eugénia Alves


Dores Roeber
Luísa Teixeira
Recursos humanos biblioteca
Neusa Sarmento


10h35 – 12h25
(11h)
     
      6ºE

Raquel Martins



Neusa Sarmento
Eugénia Alves
Luísa Teixeira
Recursos humanos biblioteca
Dores Roeber

17/11/13

Feira do livro e animação da leitura - Conversas... com escritores


Este ano,  contamos com a presença da escritora Luísa Azevedo para a abertura da Feira do livro e animação da leitura, nas escolas de Sendim e da Lomba.



13/11/13

À descoberta do eTwinning


 Alt Image

enquadramento

Este workshop destina-se aos docentes do Departamento de línguas e culturas do Agrupamento .

Objectivos
- Explorar o Portal do Projeto eTwinning, a comunidade de escolas da europa.
- Motivar para a conceção e/ou dinamização de projeto(s) no âmbito do eTwinning.
- Proporcionar o desenvolvimento profissional dos professores.

Dia e Hora de Realização
Local
Duração
20 de novembro de 2013, às 16:00h
Biblioteca Escolar de Custoias
60 minutos +
30 minutos (opcional) 

Público-alvo
Professores do Agrupamento interessados em conhecer a Plataforma do Projeto eTwinning (inscrever-se, encontrar professores europeus, partilhar ideias e colaborar em projetos, desenvolver competências, etc.).

CONVIDADA

Manuela Maria Sá Cachada Baptista

Se procura informações sobre o projeto, clique aqui

12/11/13

Intervalo fixe


... foi o nome  escolhido pelos professores Helena Fonseca  e Álvaro Pinho para a atividade que ocorre nos intervalos da manhã de quarta feira, na biblioteca de Custoias. 



A equipa pretende divulgar o fundo discográfico em vinil existente na biblioteca e rentabilizar o gira discos oferecido por uma representante da Associação de pais, no ano transato. À D. Fernanda Basílio apresentamos os nossos agradecimentos, em nome de todos os utilizadores da biblioteca.





11/11/13

Visão júnior - novembro




Já chegou a nossa revista preferida e cheia de novidade:

A vida divertida dos gémeos, partidas e brincadeiras; A história de Malala Yousafzai, a paquistanesa que tentaram matar por defender o direito das raparigas irem à escola; como Bruno Mars se tornou músico ; atividades para o Natal; qual o melhor animal para ti; dicas para deixar de roer as unhas; 
o novo filme da Disney " Frozen"...e muitos outros assuntos interessantes. Procura na tua biblioteca!

                                                                                    [Antonieta Coelho]

05/11/13

Gráficos de requisição para leitura domiciliária de outubro-Custoias


À semelhança dos anos anteriores, damos início à publicação dos gráficos de requisição mensal, da responsabilidade da nossa colaboradora Manuela Sá.