10/10/14

Dia Internacional da Bengala Branca



A Câmara Municipal de Matosinhos vai associar-se às comemorações do dia 15 de outubro, Dia Internacional da Bengala Branca*, cujo objetivo é assinalar a independência das pessoas cegas e a sua plena participação na sociedade, contribuindo, desta forma, para uma maior sensibilização da população mais jovem para esta problemática e, consequentemente, criando condições para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. 
Acreditando que é junto da população mais jovem que se promovem, com maior eficácia, mudanças comportamentais positivas, a Câmara Municipal de Matosinhos, apresenta um conjunto de iniciativas, devidamente adaptadas, destinadas a essa população, aos seus educadores, família e à comunidade escolar em geral, através das quais estes tomarão conhecimento das capacidades e dificuldades das pessoas invisuais e de como estas enfrentam o seu dia-a-dia.

Deste modo, no dia 17 outubro, as diversas instituições do concelho acolherão os ateliês Ver, Não Ver e Aprender, nos quais se adaptam histórias às necessidades dos deficientes visuais, dando-lhes relevo e textura.

No dia 15, quarta-feira, às 14h, a biblioteca municipal Florbela Espanca acolherá o seminário “Tecnologia, Inclusão e Acessibilidade” (do Centro de Formação Imagina), destinado a educadores, terapeutas, pais e público em geral. As inscrições são gratuitas e limitadas à lotação do espaço, sendo realizadas neste link:
https://docs.google.com/a/cnotinfor.pt/spreadsheet/viewform?formkey=dFJJd0J4YVZHcENYUUJOLXVHeXJtM3c6MA#gid=0

No dia 16, pelas 15h, será lançado, em formato livro e áudio, a história, «O pequeno Timóteo» de Carlos Coutinho. Sábado, dia 18, pelas 11h, terminam as comemorações desta «Semana Diferente» com uma Hora do Conta Especial, onde os mais novos e as famílias serão convidados a explorar o universo dos sentidos de uma forma criativa e única.


* Bengala branca: A bengala branca converteu-se num símbolo de independência, liberdade e confiança. A sua utilização permite ao deficiente visual movimentar-se livremente.


Mais informações:
Telf.: 229390950
Centro de Leitura Especial - Biblioteca Municipal Florbela Espanca

Sem comentários:

Enviar um comentário