26/05/15

Dia Mundial da Criança | Concerto pelo Coro e Orquestra Mi Alegro | 29 de maio | 21h30


Programa 

Amigos para sempre - Andrew Lloyd Webber (arr. Mac Huff)
Vois sur ton chemin - Bruno Coulais
Caresse sul L`océan - Bruno Coulais
Cerf-Volant - Bruno Coulais (arr. 
P. Rigutto)
Barqueiro - melodia tradicional portuguesa
Canção do Mar - Ferrer Trindade (arr. Vicente Narciso)
Il canto del cucù - melodia tradicional italiana
Canção da Paz - Jean Sibelius
Menino que vais sozinho - melodia tradicional portuguesa
Balada de Outono - Zeca Afonso (arr. Amilcar Morais)
Menina dos olhos tristes - música de intervenção (letra Reinaldo Ferreira)
Acordai - Lopes Graça


... e leitura de textos alusivos aos direitos das crianças. 

Entrada livre

25/05/15

«Castrum Quiffiones - reviver o Castro de Guifões»


Entre os dias 5 e 7 de junho o Castro do Monte Castêlo vai novamente ganhar vida. Esta estação arqueológica, também conhecida vulgarmente pelo nome de Castro de Guifões, é uma das estações da época da Idade do Ferro/Romanização mais importantes do norte de Portugal.

Ao longo de 3 dias, para além de se poder assistir àquilo que foi a vida de um Castro, designadamente à recriação do seu quotidiano, vai poder-se provar os produtos autóctones consumidos à época, como os mariscos costeiros ou o pão feito com farinha de bolota, ou à base de mel.

Para completar esta festa, haverá ainda música, danças, animação de rua, exposições temáticas e vários workshops.

O «Castrum Quiffiones - reviver o castro de Guifões», contará com a participação especial dos alunos das escolas do Agrupamento Irmãos Passos.

A entrada é livre e gratuita.

Horários:
dia 5 e 6 das 15h às 23h30
dia 7 das 15h às 19h

Consulte o programa no cartaz.

Mais informações sobre o castro em:
http://www.jf-custoias-lecabalio-guifoes.pt/…/patrimonio-ma…

21/05/15

Todos Juntos Podemos Ler


Todos juntos podemos ler


A Rede de Bibliotecas Escolares, Plano Nacional de Leitura e a Direção de Serviços da Educação Especial e Apoios Sócioeducativos conceberam um projeto conjunto denominado Todos Juntos Podemos Ler, que tem como principal objetivo a criação de bibliotecas inclusivas, capazes de proporcionar oportunidades de leitura para todos os alunos.
Perante a crescente inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas escolas do ensino regular, as bibliotecas escolares veem-se, hoje, confrontadas com a imprescindibilidade de responder a uma população escolar com competências diversas e que requer, em muitas situações, meios tecnológicos diferenciados de acesso à leitura.
Criar bibliotecas escolares inclusivas, que assegurem reais oportunidades de leitura para todos os alunos, é talvez um dos maiores desafios colocados às bibliotecas, que se devem assumir como espaço de excelência para o desenvolvimento da literacia e como garante da igualdade de oportunidades quer em contexto sóciocultural, quer em situação de aprendizagem.
Na sequência da receção das candidaturas ao projeto Todos Juntos Podemos Ler, foram seleccionados, para o ano letivo de 2014.15, um conjunto de vinte agrupamentos.