29/01/16

Conversas com... Sofia Neves



No âmbito do Projeto da Educação para a Saúde, no próximo dia 3 de fevereiro, na Escola Básica de Irmãos Passos,  realizar-se-á um "Café para Pais" onde será apresentado o livro infantil "A minha família é a melhor do mundo. E a tua?" por uma das suas autoras, Sofia Neves, licenciada em Psicologia e douturada em Psicologia Social pela Universidade do Minho. Esta atividade decorrerá no auditório, pelas 21H00.

25/01/16

Concurso nacional de leitura - alunos selecionados na 1.ª fase

Parabéns aos seis alunos selecionados no agrupamento e que irão representá-lo, em abril, na 2.ª fase do concurso!



Projeto concelhio - Receitas de Matosinhos com sabor a mar





Os trabalhos artísticos de alunos do 3.º ciclo do nosso agrupamento já se encontram expostos nas bibliotecas da escola sede e de Custoias. São ilustrações que servirão de base para a elaboração da capa de um livro de receitas "Com sabor a Mar", recolhidas por alunos de todo o concelho.

Aguardamos, até quinta feira, ao final da tarde, que todos os professores, alunos, assistentes operacionais e administrativos venham à biblioteca votar na vossa capa favorita para apurarmos a melhor! 

19/01/16

Conversas com... Sofia Neves

No âmbito do Projeto da Educação para a Saúde, no próximo dia 20 de janeiro, na Escola Básica de Custoias,  realizar-se-á um "Café para Pais" onde será apresentado o livro infantil "A minha família é a melhor do mundo. E a tua?" por uma das suas autoras, Sofia Neves, licenciada em Psicologia e douturada em Psicologia Social pela Universidade do Minho. Esta atividade decorrerá na Biblioteca de Custoias, pelas 21H00.



Gráficos de requisição para leitura domiciliária - 1.º período - Custoias










Gráficos de requisição para leitura domiciliária - 1.º período - Irmãos Passos








10/01/16

Carta de Direitos Humanos e Princípios para a Internet

internet.png

A Carta de Direitos Humanos e Princípios para a Internet abarca todo o âmbito de direitos humanos contidos na Declaração Universal de Direitos Humanos e outros documentos que compõem a Carta Internacional de Direitos Humanos da ONU. Trata-se do resultado do trabalho de muitas pessoas e organizações ao longo dos anos e vem crescendo na medida em que outros começam a aplicar suas 21 cláusulas para situações específicas. Em 2011, a Coalizão Dinâmica para Direitos e Princípios da Internet lançou os Dez princípios Poderosos (“Ten Punchy Principles”), uma compilação de dez princípios e valores norteadores para a Carta. Esta brochura contém ambos os documentos. Na Primeira Reunião de Revisão WSIS + 10 da UNESCO, no início de 2013, a Coalizão IRP deu início à segunda fase da Carta IRPC, a “Carta 2.0”.
A versão em português da carta foi traduzida pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro.
O documento pode ser descarregado aqui

09/01/16

Concurso «Elos de Leitura em Cartaz» | Semana da Leitura 2016‏


Regulamento do Concurso

1. Este Concurso, iniciativa do Plano Nacional de Leitura, enquadra-se na 10ª Edição da Semana da Leitura e centra-se no tema «ELOS de Leitura».

2. O Concurso desenvolve-se no quadro dos objetivos definidos para a Semana da Leitura 2016, sendo estes, nomeadamente:
 promover o gosto pela leitura, sublinhando as dimensões do prazer, da festa e da partilha;
 promover o conhecimento e a compreensão de temáticas diversas, de textos e de autores nacionais ou internacionais;
 tornar evidente a importância da leitura e da escrita, na comunidade escolar, dando-lhes visibilidade;
 estimular a imaginação, articulando a palavra e a leitura com as ciências e as artes.

3. O público-alvo do concurso é constituído pelas crianças e pelos jovens de todos os níveis de educação e de ensino.

4. A abrangência e a diversidade de sentidos implicados no tema «ELOS de Leitura» constitui um desafio à criatividade de alunos e de professores, contribuindo para que estes criem cartazes originais, que decorram de leituras livremente realizadas no âmbito de diversas áreas do saber, projetos ou celebrações/comemorações locais, nacionais ou internacionais.

5. O cartaz realizado pelas crianças da educação pré-escolar e pelos alunos dos ensinos básico e secundário deverá :
5.1. incluir obrigatoriamente um slogan baseado e/ou relacionado com uma citação de textos de autores anteriormente lidos;
5.2. aliar ao texto imagens originais que o ilustrem, através do recurso a materiais e a técnicas plásticas ou gráficas diversas;
5.3. utilizar na composição do cartaz textos ou imagens diretamente relacionados com o tema da presente edição deste Concurso;
5.4. indicar um professor responsável que orientará os alunos e dinamizará o trabalho da turma, de modo a verificar a pertinência dos conteúdos e a assegurar a adequação e originalidade dos trabalhos.

6. Cada agrupamento ou escola não agrupada deve selecionar um único trabalho para a educação pré-escolar e um trabalho por cada nível/ciclo de ensino para apresentar a concurso (educação pré-escolar/ 1º ciclo do ensino básico/ 2º ciclo do ensino básico/ 3º ciclo do ensino básico/ ensino secundário).

7. São admitidos a concurso:
a) na educação pré-escolar, trabalhos coletivos realizados pelo conjunto de crianças de uma mesma sala;
b) no 1ºciclo do ensino básico, trabalhos coletivos realizados pelo conjunto de crianças de uma mesma turma;
c) nos 2º e 3º ciclos do ensino básico e no ensino secundário, trabalhos individuais.